Para quem ficou tristinho com a morte do Roberto Marinho…

Agosto 7, 2003 at 12:26 pm 2 comentários

Documentário proibido sobre o império de Roberto Marinho completa 10 anos

KIKE MARTINS DA COSTA
Colunista do UOL
com a Redação
Reprodução

O documentário “Além do Cidadão Kane”, produzido pela rede inglesa BBC, está completando dez anos e continua inédito no Brasil.

Dirigido por Simon Hartog, a produção tem como personagem principal a figura de Roberto Marinho e mostra os bastidores da criação das Organizações Globo e sua transformação em um poderoso império de mídia, através de um paralelo com Charles Foster Kane, um magnata que é o personagem principal do filme “Cidadão Kane”.

É este documentário que mostra o envolvimento da TV Globo durante o período da ditatura militar no Brasil e revela de que forma a edição de um debate entre Lula e Collor, às vésperas das eleições de 1989, ajudou o candidado Fernando Collor de Mello a vencer as eleições presidenciais.

Recorrendo a uma série de artifícios jurídicos os advogados da Globo tentaram, durante longos meses, impedir a exibição do documentário em qualquer país do mundo. No entanto, em março de 1993, Hartog conseguiu que o Channel Four apresentasse o filme na Inglaterra e, em junho daquele mesmo ano, o então deputado Luiz Gushiken conseguiu uma cópia e promoveu uma sessão em Brasília, na Câmara dos Deputados, para uma audiência super restrita.

O documentário traz depoimentos de Chico Buarque de Holanda, Leonel Brizola e Washington Olivetto, entre outros, e não é a primeira produção sobre o país realizada por Hartog. Anos antes, ele já havia dirigido “Brazil: Cinema, Sex and the Generals”, sobre a produção de pornochanchadas durante o período da ditadura.

Quem quiser assistir ao documentário sobre a Globo pode encontrá-lo disponível em algumas bibliotecas de vídeos na Internet, sob o título “Beyond Citizen Kane”. Se quiser assistir agora, clique aqui para fazer o download.

FONTE: http://www.uol.com.br/radiosetvs/noticias/ult698u5034.shl

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

Carta do Prof. Paulo Sá Elias Teste de Lógica

2 comentários

  • 1. Cynthia  |  Agosto 15, 2003 às 1:03 pm

    O Centro de Mídia Independente disponibilizou o vídeo. Está em:
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml

    Também está disponível no Kazaa e assemelhados.

  • 2. Tarcisio Cerqueira  |  Outubro 2, 2003 às 6:50 am

    Estava na Inglaterra quando passou no Channel Four o documentário sobre o império do Roberto marinho. Por sorte gravei e possuo o original. Muito bem feito por sinal.



%d bloggers like this: