Espanha reconhece o direito ao casamento homossexual

Junho 30, 2005 at 10:31 am 6 comentários

Artículo 44. El hombre y la mujer tienen derecho a contraer matrimonio conforme a las disposiciones de este Código.

El matrimonio tendrá los mismos requisitos y efectos cuando ambos contrayentes sean del mismo o de diferente sexo.

Li em El Pais que o Congresso Espanhol aprovou ontem o casamento homossexual. Com 187 votos a favor, 147 contra e 4 abstenções a Espanha é o quarto país do mundo a legislar neste sentido, juntamente com Holanda, Bélgica e Canadá.

Uma vitória não só dos homossexuais, mas da democracia que, aos poucos, vai deixando de ser entendida como ditadura da maioria. Parabéns aos espanhóis pela tolerância às diferenças. Que novos países optem pelo reconhecimento jurídico da pluralidade de orientações sexuais humanas!

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

Juízes mineiros entendem ser inconstitucional a criminalização da pirataria Engraçadíssimo!

6 comentários Add your own

  • 1. Suana melo  |  Junho 30, 2005 às 11:36 am

    Túlio, sou estudante do curso de direito, em João Pessoa-PB, sua matéria foi muito boa e fresquinha, fresquinha!

    Bem, concordo com suas palavras e como estou escrevendo um texto a respeito do tema, adorei estar ciente dessa informação!

    Gostaria de saber quais argumentos vc poderia versar acerca do seguinte: como ficaria para o Brasil a questão do casamento homossexual, sendo esta uma discussão ainda muito polêmica para a mentalidade q temos, tendo em vista q se discute a instituição família como sendo uma organização entre uma mulher e um homem, sendo pois, ainda inconcebível a união do mesmo sexo, e sabendo-se que é preciso um amadurecimento do nosso direito para que se chegue a esse nível de democracia!

    Gostaria de ler sua opinião,
    abraços,

    suana.

    Responder
  • 2. Tulio Vianna  |  Julho 2, 2005 às 12:30 pm

    No Brasil a resistência é muito maior do que na Europa. Se lá o resultado já foi apertado, aqui ainda precisamos de muita conscientização popular para que uma lei como esta seja aprovada.

    É preciso que as pessoas entendam que esta não é uma luta só dos homossexuais. Os heteressexuais teremos um papel importante nesta luta, pois o que está em jogo é o direito à diferença, à pluralidade, ao respeito mútuo. Democracia não é ditadura da maioria; é respeito – não simplesmente tolerância – ao diferente. É por este pluralismo que temos que lutar!

    Responder
  • 3. Carolina Libardoni  |  Julho 6, 2005 às 4:00 pm

    Considerando que, no Brasil, religião e política se fundem…tenho fé de que daqui a uns 500 anos os homossexuais consigam casar por aqui.

    Responder
  • 4. Stela Cavalcanti  |  Julho 14, 2005 às 4:16 pm

    Está de parabéns a Espanha pela autorização do casamento entre homossexuais, uma vez que este tipo de discriminação não pode continuar acontecendo, o Brasil deveria seguir esse exemplo de promoção da dignidade humana e do princípio da igualdade de direitos.

    Responder
  • 5. Francielly Azevedo  |  Agosto 8, 2006 às 6:58 pm

    Não acho isso uma boa coisa, pois na Deus deixou na Biblia que o casamento religioso é para homem e mulher poi estes sim podem formar, fazer uma familia.
    Outra que toda pessoa tem seu companheiro certo que com certeza é de sexo oposto, Deus cria as coisas perfeitas e não vai criar uma mulher, por exemplo, e deixar de criar o homem certo pra ela.
    É absurdo o que as pessoas estão fazendo, pois querem fazer leis contra Deus.
    Outra coisa que quero questionar é que também é absurdo aquelas paradas gays que fazem em alguns países, pois isso acaba incentivando as crianças a se tornarem homossexuais ou fazer com que elas achão normal esse ato.
    Como vai ficar as familias(homem e mulher) se legalizarem o casamento para homossexual???
    Onde eu moro esta um questionamento muito grande, depois da juíza de nossa capital legalizar um casamento para um casal de homossexuais depois de viverem 21 anos juntos.E vamos dizer que 99% da população é contra esse ato ABSURDO….
    espero resposta

    Responder
  • 6. Paulo Ferreira  |  Outubro 20, 2006 às 8:17 am

    Faço um comentário ao comentário último.
    Primeiramente quem é Deus? Segundo qual era seu sexo? Por que Deus discriminaria pessoas do mesmo sexo se relacionarem, não somos todos iguais. Quando “vamos ao céu” (não de aeronave), somos todos luz espírito? Luz e espírito têm sexo?
    Não vou me declarar simpatizante, por que acredito que cada um decide sua forma de ser feliz, poís a vida é apenas uma. Mas acho irracional e ultrapassado se leva ao conceito de Bíblia, principalmente por que nem os católicos acreditam que “deus’ fez Adão e Eva.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: