Geração MSX

Setembro 16, 2005 at 11:52 pm 6 comentários

Há 20 anos as revistas brasileiras especializadas em informática por esta época do ano já divulgavam o lançamento no Brasil dos microcomputadores padrão MSX.

Em novembro de 1985, a Sharp iniciou a comercialização do seu Hotbit e, no mês seguinte, a Gradiente apresentou aquele que seria o presente de Natal ideal “para a geração que vai mandar”: o Expert.

Eu não era bem o público alvo da propaganda: não era daquela geração, nem da classe dos que estavam destinados a mandar, mas anos mais tarde acabei ganhando um Expert de um primo que acabara de migrar para a então revolucionária plataforma IBM-PC.

O MSX acabou se tornando um videogame de luxo para a maioria dos adolescentes daquela época e a “geração que vai mandar” aprendeu a mandar jogando!

O blueMSX é um emulador que permite executar os velhos jogos para MSX nos computadores atuais. Vale a pena conferir alguns dos jogos prediletos da geração que está chegando ao poder:

Post Scriptum: Junto com aquela geração que aprendia a mandar, crescia uma geração que aprendia a resistir: a geração “diretas já” que acabou se tornando a geração “constituição de 1988”. Mas esta é uma outra história…

Entry filed under: Uncategorized.

Quem procura acha! Aborto: em defesa de qual vida?

6 comentários Add your own

  • 1. Eric Costa  |  Setembro 17, 2005 às 2:31 am

    Graaaande Túlio! Também tive um Expert, que funcionava como videogame e ferramenta pra fazer os trabalhos de escola (na minha impressora-lixo matricial da época). Apesar de ainda jogar com alguma freqüência (menos do que gostaria) hoje, Knightmare é o jogo que levou mais horas da minha vida, além de despertar minha admiração com a Konami (que depois foi consolidada com o Metal Gear Solid). E o Penguim Wars? Lembro-me de ter comprado uma MegaRam só pra jogar esse jogo e o F1 Spirit. Já o Circus Charlie nunca funcionou direito em minha máquina. A fita (argh! me lembrei que os jogos em fita levavam 10 minutos pra carregar!) dava pau sempre.
    Bom, nostalgias à parte, é bom saber que tem mais gente que gostava dessas tranqueiras.

    Um grande abraço,
    Eric Costa

    Responder
  • 2. Tulio Vianna  |  Setembro 17, 2005 às 9:14 am

    Eric,

    No MSX, os que eu mais joguei foram Galaga e King’s Valley. Todos que citei, no entanto, se apropriaram de muito tempo da minha adolescência hahaha

    A Namco lançou recentmente uma versão para PALM do Galaga que infelizmente (ou seria felizmente?) não roda no meu T2. Agora é esperar para ver se a Konami faz a mesma coisa e lança seus clássicos para PALM. Os saudosistas de plantão certamente agradecerão!

    Abração!

    Responder
  • 3. Alexandre  |  Setembro 30, 2005 às 11:10 am

    E aí saudosistas.

    Eu também tive meu MSX e sofria pois ele era de um lote com defeito (não oficialmente reconhecido pela Gradiente mas confirmado pela assistência técnica autorizada. Parecia relacionado com aquecimento mas não tinha um padrão bem definido para dar o defeito). Eu tinha que dar pancadas nele para o bicho ligar. No começo eram tapinha tímidos. Mas depois eu já levantava o gabinete a uns 5 cms de altura e soltava (nunca foi 100%, mas nunca estragou apesar do tratamento mulher-de-malandro). Aí ele dava boot. Huahuahua.
    Parceia aquele televisores antigos perdendo a cor e a velha técnica científica da pancada para voltar a cor (alguns conhecido da geração que ía mandar (pancada) também procediam da mesma forma). Os manuais do Expert, em contrapartida, e principalmente o que explicava o BASIC eram de uma didática memorável. Um excelente trabalho a editora Aleph que agora, reconheço, muito ajudou na minha formação informata.

    Para ver um link para o Java MSX Emulator (um emulador on-line que nem precisa de instalar nada para jogar sucessos do MSX) e outros links interessantes sobre jogos: Gomes HP

    Um abraço,

    Alexandre.

    P.S.:Visitem meu portal. É uma comunidade acadêmica que possui até links e fórum sobre Direito.

    Responder
  • 4. Alexandre  |  Setembro 30, 2005 às 11:13 am

    Esqueci de colocar:
    o link da comunidade é http://www.gomeshp.com

    O RSS do Túlio Vianna está na página de notícias (clicando em MAIS…)

    Responder
  • 5. Marcio  |  Março 3, 2006 às 5:32 pm

    Alexandre, cara, quer dizer que não era só eu que batia no meu MSX? O computador parava de uma vez, dava “xiado”, e eu tinha que dar uns tapinhas…. que com o tempo também passaram a ser pancadas. É incrível como aquela máquina era resistente, se eu fizesse isso hoje com meu notebook, acho que na primeira ele se partia em 2.

    Que legal ver que mais pessoas jogavam msx tb. um amigo meu comprou’um igual só pra agente trocar jogos. Tinhamos um HotBit da s\Sharp. Provavelmente com o mesmo problema do seu Expert. Só cheguei a ver esse Expert uma vez, o vizinho do meu primo tinha e joguei Pitfall II na casa dele, e me apaixonei peo jogo.

    Ah, aproveito pra perguntar, alguém sabe de um jogo chamado “passageiro do futuro”? Acho que o nome era esse, ganhei em fita cassete, acho que demorava uns 20 a 30 min pra pegar (quase a fita toda!). Era de um boneco branco que entrava, acho que numa cidade cibernética, toda futurista. Alguém sabe como consigo esse jogo? Marcou minha infância e tenho muita vontade de ver outra vez. Se alguém sabe como posso conseguir outros jogos do tipo tb fico agradecido. Abraços!!!

    Marcio

    Responder
  • 6. anselmo  |  Abril 19, 2007 às 10:48 am

    Baixei o Bluemsx, mas como se usa esse emulador e onde baixo os jogos (rom) e qual pasta fica após baixar e como rodar?
    Afinal, com se joga isso????
    Dá uma juda franca, agradeço os possiveis tutoriais que fornecerem..sou novato mesmo, admito.
    Obrigado

    Responder

Deixe uma Resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



